Escolher localidade

Selecione uma localidade ao lado

title top

Sobre o Painel

O que é o Painel Saneamento Brasil


O Painel Saneamento Brasil é a mais nova iniciativa do Instituto Trata Brasil – ITB e nasceu com o intuito de levar mais informações aos brasileiros para que tenham acesso à situação do saneamento nas cidades onde moram e verifiquem se possuem o atendimento apropriado em relação a este serviço.

É um portal que disponibiliza informações sobre saneamento básico, mas que também mostra os impactos sociais, econômicos e ambientais da falta deste serviço, bem como os benefícios quando os serviços chegam de forma apropriada. Permite que o cidadão tenha acesso fácil aos dados de diferentes localidades, desde Municípios, Estados e Regiões Metropolitanas e, também, compare localidades e indicadores de saneamento ligados a saúde e renda, educação, valorização imobiliária, impactos ao turismo, entre outros.

A proposta é o Painel trazer indicadores dos 839 municípios com população acima de 50 mil habitantes, iniciando pelas 200 maiores cidades em abril de 2019.

Possibilidades de navegação ao internauta

  • Acessar indicadores de acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, perdas de água potável de diferentes localidades do Brasil;

  • Conhecer impactos à saúde provocados pela falta de saneamento nas cidades;

  • Acessar os benefícios econômicos e sociais do saneamento (renda, turismo, setor imobiliário, educação e saúde) nas diferentes localidades;

  • Explorar a base de dados para cruzar diferentes indicadores e utilizá-las para fins acadêmicos, jurídicos, operacionais, dentre outros;



Estrutura do Painel Saneamento Brasil

  • Trata-se de um portal com informações dos 839 municípios com população acima de 50 mil habitantes e todos os municípios das 21 regiões metropolitanas que pertencem ao universo de análise.

* Municípios menores de 50 mil habitantes não terão seus indicadores no portal.

As informações disponíveis no Painel Saneamento Brasil são dados oficiais trabalhados pelas consultorias que contribuem com o projeto (ver sobre elas em Equipe Técnica). O Instituto Trata Brasil e seus consultores apenas reproduzem as bases de dados oficiais, nacionalmente utilizadas e reconhecidas (SNIS, IBGE, dataSUS, etc.). Para as informações novas e que envolvem cálculos, o Painel Saneamento Brasil oferece notas técnicas que detalham e dão transparência às metodologias adotadas.

Sobre o Trata Brasil


O Trata Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Se tronou uma fonte de informação ao cidadão para que reivindique a universalização deste serviço mais básico e essencial para qualquer nação.

O ITB produz estudos, pesquisas e projetos sociais visando conscientizar o cidadão comum do problema e, ao mesmo tempo, pressionar pela solução nos três níveis de governo. A proposta é que todos conheçam a realidade do acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos e busquem avanços mais rápidos.

Saiba mais em: www.tratabrasil.org.br

O Painel Saneamento Brasil utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal utilização. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.